segunda-feira, 31 de março de 2014

O Brasil vai perder a Copa do Mundo

O Brasil será o grande perdedor desta Copa do Mundo (2014). Não adianta esquemas, novas táticas, nem mesmo as antigas o salvarão do desastre anunciado: a humilhação pública.
O Brasil perdeu. Independente do que acontecerá com a Seleção. O Brasil perdeu. E perde todos os dias. Perde vidas, perde empregos, perde até a liberdade.
Tal evento deveria servir para orgulho próprio antes de tudo. Pra fazer funcionar o que não funcionava, pra sanar os problemas que não eram sanados, pra tentar soluções que não eram tentadas, e então, de casa arrumada, receber os convidados. 
A Copa é como aquela visita que você recebe aos domingos: você limpa a casa, toma banho, põe sua melhor roupa, faz um almoço especial e mais tarde ainda consegue jantar com toda sua família.
Mas o Brasil corre, retoca a maquiagem, remenda roupas velhas, varre a sujeira pra debaixo dos tapetes, prende o cachorro nos fundos e as crianças na despensa. Sabe como são crianças, adoram inventar histórias quando vêem visitas...
Faltam menos de seis meses para a Copa e milhões,  bilhões, foram gastos em obras que resultam muito pouco ou nada.  Nenhum aeroporto sofreu uma reforma significativa.  Nenhum investimento em segurança pública foi realmente feito. Nenhuma escola foi reformada ou hospital construído. O metrô não foi ampliado e nem corredores de ônibus criados.
Porém, o que esperar do país de José Maria Marin, o homem que gere a "Operação Copa do Mundo no Brasil", passou seus mandatos de deputado bajulando delegados ligados às torturas da ditadura e superfaturou a sede da CBF?
O Brasil do Neymar, Felipão, Pelé e companhia, pode até ganhar, mas o Brasil de mais de 200 milhões de pessoas, que acordará no dia 14 de julho, enfrentará um trânsito absurdo, metrôs, trens e barcas lotados, o Brasil que precisa esconder no bolso da frente a carteira evitando furtos, o Brasil que perde vidas a quem devia confiar, esse já perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário