terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Não é Fácil Ser “Valesca” em Terra de “Amélias”


Amélia que era mulher de verdade. Sem vaidade, sem voz. Essa é Amélia, “a mulher de verdade”.  A mulher que se cala diante da sociedade. Que é propriedade, primeiro do pai, depois do marido. Se conseguir, também do chefe.  Não é fácil ser Valesca.

Não acompanho a carreira dela. Não sou crítico de música e não tenho tal pretensão. Acho divertida, acho contrassenso, acho mulher, acho profana. E aplaudo.  Dona seu corpo, dona de sua sexualidade, dona do seu sexo. Não é fácil ser Valesca.

Em terra de Amélia, Valesca é vadia. É puta. É piranha. E outros mil sinônimos que eu poderia listar. Em terra de Amélia, Valesca não é exemplo. Valesca  é proibido. Fere. Será que dói ver uma mulher tão dona de si? Em mim não. Mas em terra de Amélia, ser Valesca dói.  

Pode me xingar  de Valesca ou do que você quiser,  aliás, deve ter pelo menos umas três Amélias fazendo isso nesse exato momento. Não me preocupo. Preocupo-me é com sua cabeça pequena.

Valesca pode não ser uma Simone de Beauvoir, mas ama seu corpo e quer ter o controle sobre ele tanto quanto. Pode não escrever textos brilhantes como a feminista francesa, mas sabe falar para as massas como ninguém: “Vê se para de gracinha. Eu dou pra quem quiser, que a  porra da boceta é minha”.


Não é fácil ser Valesca! 

3 comentários:

  1. Olá, Wagner.Sou escritor e recentemente construí um blog para divulgação de alguns textos premiados que escrevi acerca de acontecimentos ocorridos na história do Brasil. Gostaria de estabelecer uma parceria com troca de links entre nossos blogs.
    https://brasilliteral.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wagner.Sou escritor e recentemente construí um blog para divulgação de alguns textos premiados que escrevi acerca de acontecimentos ocorridos na história do Brasil. Gostaria de estabelecer uma parceria com troca de links entre nossos blogs.
    https://brasilliteral.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Na verdade me chamo Douglas! Vou te amndar um e-mail pra vermos em quais termos seria a parceria. Gostei de seus textos.

    ResponderExcluir